A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

No mês de junho, o Estado do Maranhão se transforma num imenso arraial, são incontáveis os grupos de bumba-meu-boi que saem pra brincar. No som dos instrumentos e na face da cada brincante, podemos perceber o sangue do negro, do índio e do branco, correndo junto e feliz.
E é nesse clima de festa e alegria que a Carroça chega aos arraiais para encantar crianças e adultos, com canções de hoje e de outrora.
O espetáculo-animação “ A Carroça é Nossa” estreou, com a produção e realização da Tapete, Criações Cênicas em junho de 2005, no Tríduo Joanesco da Superintendência de Cultura Popular, realizando no mesmo ano diversas apresentações nos arraiais de São Luís, tendo participando também em Festivais de Teatro no Maranhão e no Ceará.
Em junho de 2009 “A Carroça é Nossa” retorna aos arraiais do nosso Estado com a produção e realização do Grupo Xama Teatro.
E especialmente para vocês recontamos aqui no blog a LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO, uma lenda maranhense, recontada por Gisele Vasconcelos no espetáculo-animação "A Carroça é Nossa":


A Lenda do Boi de São João, uma lenda maranhense
Recontada por Gisele Vasconcelos

São João tinha um boi, era o boi mais lindo e mais formoso de toda a região. São João tinha muito ciúme de seu boi e só o mostrava no dia do seu aniversário, no dia 24 de junho. São João o amava, São João o guardava. E as pessoas comentavam:
- Como é lindo o boi de São João!
– Dizem que são João tem muito ciúme desse boi!
O boi de São João bailava como ninguém. E no dia da festa, era mais quem se admirava.
A festa de São João era a maior alegria: tinha fogueira, sorriso e o boi de São João alegrando a festa. Gira, Girando.
Mas, no dia 29 de junho era aniversário de São Pedro. Quando acabou a festa de São João, São Pedro criou coragem e disse: - Ê São João.... sabe o que é.... meu aniversário, é no dia 29 de junho, não sabe... Vai ter sorriso, fogueira ....
- Desembucha logo São Pedro!
- Me empresta seu boi, me empresta!
Logo o boi de São João, que nunca fora emprestado a ninguém, agora havia de dançar noutro terreiro !?!
São João decidiu emprestar o boi, mas antes deixou várias recomendações:
- Cuida bem do meu boizinho! Trata dele com carinho!
E a festa de São Pedro.... foi a maior alegria!! Tinha fogueira, sorriso e o boi de São João alegrando a festa! Gira, girando.....
No dia seguinte, 30 de junho era aniversário de São Maçal.
São Maçal chegou para São Pedro e falou baixinho: - ê São Pedro, amanhã é meu aniversário: Vai ter sorriso, fogueira... Mas tá faltando o boizinho para alegrar a festa... Me empresta o boi de São João, me empresta!
E São Pedro emprestou o Boi de São João pra São Maçal.
A festa de São Maçal foi só alegria: tinha fogueira, sorriso e o boi de São João alegrando a Festa. Gira, Girando.
Até que.... aconteceu o inesperado: na festa de São Maçal faltou comida!
O Maçal, por que não previste o número de convidados!
E o boi de São João foi sacrificado pra alimentar toda a população.
São João, quando soube do acontecido, chorava e dizia: meu boizinho.... o que fizeram com o meu boizinho...
São Pedro dizia: nós vamos lhe dar um boi mais bonito!
E São João respondia: Não quero mais boi, não quero outro boi, só quero o meu boizinho, minha jóia preciosa!
E é por isso que até hoje se faz festa e se faz boi todo ano no Maranhão! Só para alegrar o nosso querido senhor São João!

Meu São João
Meu São João
Eu vim pagar a promessa
De trazer esse boizinho
Para alegrar sua festa
Olhos de papel de seda
Com uma estrela na testa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA