As Três Fiandeiras: comentários de quem viu!!!



Pra quem ainda não viu ,Vale a Pena ver! Assisti emocionado este espetáculo feito por 3 atrizes maduras e muito bem preparadas. A história é dramática, mas sem ser pessimista ou dolorosa. Um trabalho feito com a leveza e sensibilidade das atrizes e do diretor. o Espetáculo intimista, vem nos arrastando pra dentro da história , fluindo através do olhar ,do corpo e da voz da três mulheres(Renata Figueiredo,Rosa Ewerton e Gisele Vasconcelos) que como as Parcas seguem tecendo ,medindo e cortando o fio da existência. Parabéns , Xama Teatro, pela tessitura da arte! Isto se Chama TEATRO! (Urias de Oliveira, 22/04/2015)




As três fiandeiras! Num espaço rio enredamos as histórias do percurso do mar! Arquétipos da vida que nos leva, entre o fim e um novo início, a nos desafiar, a nos encantar, a nos redescobrir, a nos transformar e então enxergar o povir! Lembrei "O Cavaleiro do Destino".
Ainda fica na memória a nau que eu construí: furta-cor com escamas de sereias e velas tecidas com seus cabelos! Recomendo! Parabéns Xama Teatro. ( Rodrigo França, 23/04/2015)



Uma trama cheia de sensibilidade e com oito histórias entrelaçadas. Eu adorei! ( Alex Oliveira de Souza,  21/04/2015)



Maravilhosas! Espetáculo sensível, para se emocionar, rir e também chorar! 
Aos que se interessam pelas questões de gênero, com a pedra de toque imprescindível que só a arte pode dar nessa aridez do dia-a- dia. ( Kátia Cuba, 25/04/2015)


Emocionante e delicado, um bom momento para você decidir começar a ver teatro. ( Marcelo Flecha 25/04/2015)


Texto interessante, engraçado e suficientemente dramático! A interação entre as personagens e a entrega das atrizes no desenrolar de seus respectivos papéis são os pontos mais marcantes ao meu ver. ( Leonardo Rocha, 23/04/2015)



Ao ver As Três Fiandeiras tenho essa agradável sensação musical que me embala sua encenação, cenário, figurino, iluminação, dramaturgia e músicas, que se personificam de forma delicada e sutil em potentes histórias e seres (...) Diante do que vi, reafirmo minha crença no teatro do Maranhão e não vejo outro caminho que não seja a labuta, a labuta, e a conduta. (Lauande Aires, 26/04/2015)


Belíssimo espetáculo!!!!! Texto, direção, cenário e é claro, as 3 fiandeiras descortinando as vidas de Das Dores, Chica e Zezé, perpassando em muitos momentos, as nossas próprias. O espaço, no casarão (Angelus Novus) é uma joia!!!! (Conceição Feitosa, 26/04/2015)

Ouro da casa! Assisti ontem a peça “As 3 Fiandeiras “ com as atrizes Gisele Vasconcelos, Rosa Ewerton e Renata Figueiredo. Bom, não sou crítica de teatro, mas nem precisa ser pra compreender a grandeza desse espetáculo. Dá pra perceber o desafio da originalidade em todos os sentidos. A pesquisa autoral do texto (densidade e leveza em total equilíbrio), a sintonia fina entre as atrizes (atuação primorosa, vertiginosa) a cantoria, dança e o humor (ri muito, gratidão!) afinados, figurino, fotografia, sonoplastia, iluminação, cenografia. O lúdico e o mítico. É tudo tão sofisticado que parece até simples. No melhor e caro sentido disso! Gostei tanto que pretendo repetir a sensação de arrebatamento, na certeza de que nada será como antes, e de que outras possibilidades emergirão. (Rose Mendes, 05 / 05 / 2015)

Fui ver "AS FIANDEIRAS" e fiquei "encantado". O universo onírico que o espetáculo oferece é imensurável. O texto transita entre o real e o fantástico criando uma atmosfera que provoca o choro e o riso na medida certa. Bom ver o desempenho de 3 boas atrizes que cantam, dançam (dançam sim) e interpretam na cena como raramente se tem visto em São Luis. Aplausos aGisele VasconcelosRenata Figueiredo e Rosa Ewerton Jara pelo "banho" de teatro puro! Sem exagero! Evoé!!!!!!! (Domingos Tourinho, 05 / 05 / 2015)

Domingo à noite trocamos o cineminha por um teatrinho. Mas, a noite merecia mais! No Casarão Angelus tivemos a graça de ver um grande teatro tecido por mãos talentosas e generosas. Gisele, Renata e Rosa encheram a sala dando voz e corpo ao ótimo texto do senhor do leme deste barco: Igor Nascimento! Quanta beleza da alma feminina falando a língua universal de nossa pequena grande humanidade! Tudo embalado por música de sonho e de verdade num luxo de direção musical por conta de Gustavo Correia. Parabéns a todos pelo grande trabalho! Força e delicadeza em ritmo de vento e de mar aberto. Meninos, eu vi! ( Andréa Oliveira, 04/05/2015)

TECENDO NO TEATRO

Nesse sábado, tive o privilégio de assistir, maravilhada, à peça “As 3 fiandeiras”. Público limitado, todos sentados em torno da cena. Cenário perfeito, atrizes concentradas, bem posicionadas, aguardando apenas o início da peça, como estátuas que, de repente, ganham vida (vi algo assim na França).
E então começa a viagem teatral: atrizes preocupadas com o destino do teatro - o teatro dentro do teatro, com criações de histórias, uma espécie de metateatro. O público envolvido, principalmente pelo talento das vozes bem articuladas das atrizes Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton, além dos textos tão bem “fiados” do dramaturgo Igor Nascimento. Há momentos de músicas (embalava o público. Pianista impecável), e chega-se até a ouvir o canto da sereia.
Tudo muito agradável! A imaginação navegou, mergulhou de escafandro no mar profundo, com todos os seus mistérios e entidades. Fazer com que se sonhe acordado é um dos objetivos da arte. E este foi alcançado pelos grupos Xama Teatro e Petite Mort! (Eva Chatel, 03/05/2015)


Tenho a certeza de que com esse texto - pesquisa, Igor Nascimento marca o início de uma bela trajetória pela dramaturgia. Em tão boa hora ressurge um espetáculo em que direção, cenografia, figurino, iluminação, tudo se completa. Mas são elas, Renata Figueiredo, Rosa Ewerton e Gisele Vasconcelos, que tecem com fibra forte a história cheia de rebuscamentos, com narrativas intercaladas, onde a dinâmica interpretativa usada pelas atrizes transcende ao que o grupo chama de escrita conjugada. O resultado é simplesmente magistral. Vale a pena assistir. (Wilson Martins, 28/04/2015)







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA