As 3 Fiandeiras na Rota de Ribamar



A nova viagem das três fiandeiras.

O espetáculo teatral As Três Fiandeiras, direção e dramaturgia de Igor Nascimento e direção musical de Gustavo Correia, com as atrizes Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo e Rosa Ewerton e técnica de Cid Campelo, inicia uma nova viagem, dessa vez pelo interior da grande ilha. As Três Fiandeiras na rota de Ribamar é um projeto cultural desenvolvido pelo Xama Teatro e Petite Mort que será apresentado no percurso das comunidades de São José de Ribamar, no Maranhão. É uma proposta de troca de experiências com a comunidade com apresentação do espetáculo a um público que não está habituado a frequentar teatros.

A ideia: fomentar, difundir e valorizar a arte teatral produzida no Maranhão, assim como garantir o acesso à linguagem cênica que estimula o contato com a imaginação, com as emoções, com aquilo que nos aproxima e nos faz sentir mais humanos.

Serão 4 apresentações em 4 comunidades do município de São José de Ribamar. Segundo Gisele Vasconcelos, “a possibilidade de trocas entre comunidades litorâneas em diálogo com as temáticas do espetáculo (renda, pesca, mar), no espaço limiar entre a arte e a vida, entre o real e o ficcional, impulsionou a criação do projeto “As Três Fiandeiras na rota do Ribamar” em percurso traçado em ritmo de vento e mar aberto.
A experiência do Grupo Xama Teatro em realizar projetos de circulação regional vem desde 2008, quando passou a atuar de forma regional e nacional, através da definição de rotas estratégicas, cuja história, memória e oralidade embasando as suas escolhas. Ao todo foram 05 importantes rotas estaduais nos anos de 2008 a 2015, contemplando: 35 municípios do Maranhão, no total de 55 apresentações em comunidades rurais e urbanas, circulação de 2 espetáculos (A Carroça é Nossa e A Besta Fera), aproximadamente 10.000 espectadores na plateia, e ações de apresentações teatrais, rodas de conversa, pesquisa e registro de narração oral.

Nas comemorações de seus 10 anos, o grupo mudou o endereço de sua sede, de São Luís para São José de Ribamar, e propõe ações nas comunidades ribamarenses.
A passagem do grupo Xama para São José de Ribamar é mais do que uma mudança de cidade, é um projeto político que contempla ações de experiências em comunidades. E a primeira dessas ações é o projeto “As três fiandeiras na rota de Ribamar”. Renata Figueiredo, atriz e contadora de histórias   completa: “a peça tem como inspiração a renda de bilro e as histórias das artesãs do fio. “Onde tem renda, tem mar” – é um jargão constante que encontramos durante a pesquisa criativa para a montagem da peça”.
Rosa Ewerton arremata: “também podemos nos valer da licença poética e dizer que “onde tem mar, tem lenda”, “onde tem renda, tem história”. Trama, novelo, enredo, peça, desenlace, nó: vocábulos da costura não estranhos à arte de contar histórias, de tecer e de fiar”.

O espetáculo
Na peça, três atrizes, narram a busca de um pescador perdido no mar, Ribamar, filho da rendeira Chica (Gisele Vasconcelos). Na expectativa de encontrá-lo, a mãe se lança no mar juntamente com as amigas, rendeiras Das Dores (Renata Figueiredo) e Zezé (Rosa Ewerton). Nessa busca, iniciam uma jornada extraordinária, que envolve criaturas lendárias e mitológicas e o jogo com a renda e com a pesca.
O projeto tem o apoio da Prefeitura de São José de Ribamar

Serviço:
Dia 30/05, às 20h – Sede do Xama teatro (Rua das Esmeraldas, q. 01, casa 03, Quintas do Sol, Araçagy, São José de Ribamar) – R$ 20,00
Dia 02/06, às 19h – Salão de Turismo, São José de Ribamar – entrada gratuita
Dia 03/06, às 19h – CTO Social da Vila Sarney Filho, São José de Ribamar – entrada gratuita
Dia 04/06, às 19h – Escola Salustiano Trindade/Matinha, São José de Ribamar – Entrada gratuita
Dia 02/06, às 19h – IEMA/estrada de Panaquatira, São José de Ribamar – entrada gratuita



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA