Mariposa: a dança com o tempo

O projeto
Esse espetáculo toma o ciclo vida-morte-vida da mariposa como metáfora. A mulher, ao chegar na velhice, aprende que o amor à vida não termina com o tempo. O que muda é a amplidão do olhar pra existência. Envelhecer é sobreviver, é dádiva, é transformar-se profundamente. É a conquista da liberdade. Existe aí uma grande leveza e fortaleza.
E assim surge a ideia de montar A Mariposa, pra compartilhar a história de uma mulher que se tornou atriz aos 53 anos. Uma mulher que escreve nos palcos, sua poética de vida. Maria Ethel tem hoje, 75 anos. Está em paz, tranquila e consciente do que quer e precisa falar. Já participou de trabalhos importantes, que marcaram a história contemporânea do teatro e do cinema maranhense. A atriz se propõe ao desafio de montar um espetáculo autobiográfico, que falará não apenas da mulher que existe nela, mas de todas as mulheres, através de temáticas pertinentes aos nossos dias. Para a composição do texto, Maria Ethel contou com o trabalho sensível do jovem dramaturgo maranhense, Igor Nascimento. No processo, Ethel compartilhou seus diários, escritos em 04 anos de imersão em laboratórios, estudos, leituras e conversas. Ethel abriu o livro de suas memórias e Igor, captou, costurou e transformou em narrativas poéticas arrebatadoras.
O trabalho contará com a direção cênica de Sandra Prazeres: diretora, atriz, preparadora de atores e coreógrafa, com 30 anos de trabalhos dedicados as artes cênicas e audiovisuais. O espetáculo, A Mariposa, é uma produção do Xama Teatro, grupo do qual, Maria Ethel é sócia-fundadora. O Xama completou dez anos em 2018, mas suas integrantes já vêm caminhando juntas há 17 anos. Nesse tempo, lutaram, acumularam desafios, vitórias, circulações e premiações nacionais que renderam muita história pra contar. São quase vinte anos de resistência na construção do teatro maranhense!
Nesta campanha precisamos arrecadar, no mínimo R$ 15.000,00. Uma característica do Grupo Xama Teatro é montar espetáculos que dizem muito, com poucos recursos. No entanto, este valor equivale à terça parte do projeto completo. O valor arrecadado, será destinado às despesas com criação e confecção dos elementos visuais e sonoros do espetáculo: iluminação, cenário, figurino e sonoplastia.
Toda campanha de financiamento coletivo visa empoderar o público e os artistas. Somos nós os responsáveis pelo que queremos ver, vibrar e produzir através da Arte. Participe e apoie pelo site https://www.catarse.me/mariposa_a_danca_com_o_tempo

Ficha Técnica:
Atriz: Maria Ethel
Texto: Igor Nascimento
Direção: Sandra Prazeres
Produção: Grupo Xama Teatro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA