A VAGABUNDA NA ROTA DOS TEATROS NO MARANHÃO
ESPETÁCULO “A VAGABUNDA- REVISTA DE UMA MULHER SÓ” CIRCULA PELO MARANHÃO EM AGOSTO DENTRO DO PROJETO NA ROTA DOS TEATROS
Espetáculo protagonizado por Gisele Vasconcelos passa por São Luís, Açailândia e Imperatriz com apresentações marcadas por força, memória e resistência feminina
O premiado espetáculo A Vagabunda – Revista de uma mulher só, do Grupo Xama Teatro, inicia sua nova circulação pelo Maranhão com apresentações nas cidades de São Luís, Açailândia e Imperatriz, integrando o projeto Na Rota dos Teatros, uma ação voltada ao mapeamento e valorização dos espaços cênicos do estado, que integra o projeto de pesquisa Táticas de sobrevivência e de autogestão, coordenado pela Professora Gisele Soares de Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão, com o apoio da FAPEMA.
Em São Luís, a peça será apresentada no dia 01 de agosto, às 20h, no Teatro Xama (Araçagy, São José de Ribamar), com ingressos disponíveis pelo Sympla.
Em Açailândia, o espetáculo integra a Mostra de Palco do Festival das Águas – Conexão Nordeste, com apresentação gratuita no dia 10 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal Seis de Junho. Acessível em Libras.
O Festival das Águas – Conexão Nordeste é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, com uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio do Teatro Municipal Seis de Junho, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Açailândia e a produção da Taquara Produções
Já em Imperatriz, A Vagabunda sobe ao palco do Teatro Ferreira Gullar no dia 12 de agosto, às 20h, com ingressos populares à venda também pelo Sympla.
Idealizado pelo Grupo Xama Teatro, Na Rota dos Teatros é um projeto que busca reconhecer e visibilizar os teatros do Maranhão como equipamentos culturais estratégicos. Dado alarmante do IBGE aponta que apenas 35,1% da população maranhense vive em municípios com teatros ou salas de espetáculo, revelando a urgência de ações de descentralização do acesso às artes cênicas.
SOBRE O ESPETÁCULO
“A Vagabunda” é um solo musical performativo protagonizado por Gisele Vasconcelos, com encenação de Nicolle Machado e dramaturgia assinada por Gisele Vasconcelos, Nicolle Machado e Nádia Ethel, em colaboração com o dramaturgista Igor Nascimento.
A peça traz à cena Gigi, uma mulher que retorna cem anos no tempo após sobreviver a um incêndio, trazendo consigo uma legião de bruxas, vedetes, deusas e outras figuras femininas que resistiram ao apagamento. Com dramaturgia autoral e forte inspiração no teatro de revista e nas narrativas de mulheres artistas, o espetáculo mistura ficção e história, humor e crítica social, em uma performance que não deixa ninguém indiferente.
Estreado em 2021, A Vagabunda já recebeu diversos prêmios, entre eles o SATED-MA de Melhor Atriz, Melhor Dramaturgia e Melhor Figurino, além do Prêmio Mulheres de Atitude (SEMU/MA) e o Prêmio Graça Aranha de Literatura (FAPEMA). Em 2023, foi lançado também em formato de livro e possui trilha sonora original disponível no Spotify.
Release: A peça é a revista impossível da Gigi. A mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé. Se antes era outra, era apenas uma mulher, ao levantar dos escombros ela desenterra as loucas, as bruxas, deusas, monstras, filhas dos tempos... Uma vedete que hiperperforma para permanecer viva. Furando os enquadros, ela se põe em revista e é (des)vista. Uma mulher como qualquer outra: estrela que não cabe em uma mala.
Ficha Técnica: Concepção e Atuação: Gisele Vasconcelos. Encenação: Nicolle Machado. Dramaturgia: Nicolle Machado, Gisele Vasconcelos, Nádia Ethel. Dramaturgista: Igor Nascimento. Figurino: Cláudio Vasconcelos. Figurino Múmia: Demodê Ateliê. Figurino Estrela: Rodrigo Raposo. Designer de Iluminação: Renato Guterres. Cenário: criação coletiva. Músicas Autorais: Didã. Letra canção Vedete: Lúcia Santos. Composições de domínio público: Chiquinha Gonzaga. Produção Musical e arranjos: Rui Mário. Preparação Vocal: Gustavo Correia. Banda Vagabunda: Gisele Vasconcelos (voz); Aline Oliveira (violão); Paula Trindade (bateria); Danilo Costa (sax e flauta); Rui Mário (sanfona e piano). Indicado para maiores de 14 anos.
SERVIÇO
A VAGABUNDA – REVISTA DE UMA MULHER SÓ
Duração: 90 minutos | Classificação indicativa: 14 anos
Realização: Grupo Xama Teatro e Poli. Companhia | Direção: Nicolle Machado | Atuação: Gisele Vasconcelos
📍SÃO LUÍS
📅 01 de agosto (sexta feira)
🕗 20h
📌 Teatro Xama – Araçagy, São José de Ribamar
🎟 Ingressos à venda no Sympla
📍AÇAILÂNDIA
📅 10 de agosto (sábado)
🕣 20h30
📌 Teatro Municipal Seis de Junho – dentro da programação do Festival das Águas
🎟 Entrada gratuita
📍IMPERATRIZ
📅 12 de agosto (segunda-feira)
🕗 20h
📌 Teatro Ferreira Gullar
🎟 Ingressos à venda no Sympla
saiba mais:
🔗 Instagram: @xamateatro
🎧 Trilha sonora: Spotify – A Vagabunda
📚 Livro disponível na Amazon
📺 Entrevistas, vídeos e bastidores: YouTube
website: Portfólio Visual
Contato para maiores informações: Gisele Vasconcelos 98 999755777
email - xamateatro@yahoo.com.br
Comentários
Postar um comentário