Leitura da peça A Vagabunda no Ciclo de Leituras Teatrais: Dramaturgas Brasileiras

 

Dia 11 de maio, a convite do Midrash Centro Cultural, do Rio de Janeiro, as autoras Gisele Vasconcelos (professora de Teatro da UFMA e atriz do Xama Teatro), Nicolle Machado (encenadora e dramaturga da Poli.cia) e Nadia Ethel (dramaturga e produtora do Xama Teatro) participarão do projeto Ciclo de leituras teatrais “Dramaturgas Brasileiras”, com a leitura da peça A Vagabunda - Revista de uma mulher só. O evento tem a curadoria de Renata Mizrahi, roteirista, dramaturga e diretora de teatro brasileira. O ciclo de leituras teatrais será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Midrash Centro Cultural, às 20h30, seguido de debate com as autoras da peça A Vagabunda (MA) e com a curadora.

Assista clicando aqui

Para as autoras, a participação no projeto que visa dar visibilidade às dramaturgas brasileiras de diversos estados do país, é muito potente: “A Vagabunda tem referências geográficas que não estão no Maranhão e pensando no corpo de teatro de revista, é muito simbólico estrear essa leitura em um centro cultural com sede no Rio de Janeiro. Por mais que a peça tenha referências locais, ela foi alimentada por uma estética de revista que foi muito marcante no Rio no início do século XX”.

No dia 11 de maio, o texto da peça será mostrado pela primeira vez, no formato on line, por meio de uma leitura ao vivo.   A peça trata da jornada de Gigi, uma mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé e realizar seu grande sonho: o de ser artista. Traz como referência, fragmentos de vida de vedetes que fizeram a história do teatro de revista no Brasil e de outras artistas do final do séc. XIX e início do século XX. A peça teve como inspiração inicial o livro A Vagabunda, de Gabrielle Colette e integra uma ampla pesquisa das autoras iniciada no final de 2019.

Gisele Vasconcelos, Nicolle Machado e Nadia Ethel são as autoras da peça A Vagabunda (MA)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA