Grupo Xama Teatro abre inscrições para oficina “Contadores de Histórias”


A oficina divide-se em dois módulos: “A arte de contar histórias” e “Técnicas para contar histórias”

Sob a coordenação da prof. Msc. do Departamento de Artes da UFMA, Gisele Vasconcelos, e da arte-educadora, Renata Figueiredo, a oficina “Contadores de Histórias” é um projeto do Grupo Xama Teatro que tem como objetivo dar continuidade aos trabalhos de formação e capacitação de Contadores de Histórias para atuação em eventos, centros comunitários, escolas, bibliotecas, espaços culturais e educacionais.

A oficina será desenvolvida em dois módulos. No módulo I, entitulado “A arte de contar histórias”, que será realizado nos dias 19 e 26 de agosto e 2 de setembro, os alunos irão reconhecer e experimentar os Elementos da Narrativa e do Contador de Histórias: corpo-voz, pique-ritmo, emoção e irão desenvolver o imaginário do contador, o lúdico e a criatividade na experiência com o estudo do conto e sua narrativa, enfim, os participantes serão estimulados a trabalhar com seus recursos internos.

Já no módulo II, que acontecerá nos dias 9, 16 e 23 de setembro, os alunos poderão aliar recursos internos com recursos externos na projeção de suas histórias. Entre os recursos externos que serão ensinados em Narração Simples estão a dramatização, formas Animadas, Sonoplastia e Imagem projetada.

O evento será realizado na Casa Amarela das Artes, localizada na Rua dos Prazeres, nº 363, Centro, próximo ao Hospital Materno Infantil, das 15 às 18hs nos dias citados anteriormente.

O público alvo da oficina “Contadores de Histórias” são os professores de educação infantil, arte-educadores, pais e avós, conferencistas, bibliotecários, voluntários de projetos sociais e outros mediadores da leitura. O valor da inscrição é R$ 60,00 por módulo ou R$ 100,00 se o interessado se inscrever nos dois módulos.
Através do Grupo Xama Teatro Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo desenvolvem, desde 2001, atividades artístico-pedagógicas sob a forma de espetáculos, oficinas e programa radiofônico, tendo como ponto de partida a arte de narrar. Vasconcelos e Figueiredo também promovem rodas de leitura, como “Um Tapete Cheio de Histórias” (2002-2007) e “Estação Era Uma Vez” (2010), apresentação de contadores de histórias e oficinas de capacitação de educadores, bibliotecários e outros mediadores da leitura.

Dentre as atividades promovidas pelo Grupo Xama Teatro se destacam o programa radiofônico “Era uma vez... as histórias infantis no Rádio”, que funciona desde 2004, os espetáculos teatrais “A Besta Fera” e “Macaco, Macaquice e Macacada”, encenados desde 2008, além da produção dos eventos “Festival Maranhão na Tela” e “Encontro de Contadores de Histórias”.

Para mais informações acessar www.xamateatro.blogspot.com

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: Rodrigo Oliveira/Ascom
Notícia alterada em: 18/08/2010 14h32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA