OFICINA A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS (NOVA TURMA!!!)
COM: GISELE VASCONCELOS (Profa. UFMA/ doutoranda em Artes Cenicas/USP) E RENATA FIGUEIREDO (atriz e contadora de histórias do Grupo Xama e mestranda em Educação/ UFMA)
DIAS: 24, 25 E 31 DE AGOSTO E 01 DE SETEMBRO
CARGA HORÁRIA: 15H
HORÁRIOS: SEXTA DAS 14H ÀS 17H E AOS SÁBADOS 9H ÀS 12H
R$: 80,00 (OITENTA REAIS)
VAGAS: 20 VAGAS
LOCAL: CASA VANGUARDA, RUA SÃO PANTALEÃO, N. 290, CENTRO.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: xamateatro@yahoo.com.br; 91424439 (vivo); 99755777 (oi)
obs. Desconto para estudantes da UFMA e para grupos formados a partir de cinco integrantes.
 
Sinopse: Na Oficina buscamos compartilhar a experiência adquirida ao longo de 11 anos a partir do desenvolvimento de técnicas teatrais e sua relação com arte de narrar. A pergunta inicial que movimenta a proposta pedagógica da oficina é: “História o que eu tenho pra você e o que você tem pra mim?”. A partir dela os alunos irão reconhecer e experimentar os elementos da narrativa e do contador de histórias: corpo-voz, pique-ritmo, emoção, exercitando o imaginário do contador, numa proposta lúdica e criativa através da experiência com o estudo do conto e narração oral.
Objetivos:
Exercitar, de forma lúdica, os elementos do narrador: corpo-voz, pique-ritmo, emoção e imaginário;
Reconhecer a experiência e memória como fonte de saber para os contadores de histórias;
Experimentar recursos externos do contador de histórias: sonoplastia; projeção de imagens e objetos animados.
Realizar o estudo do conto e de personagens da história;
Trabalhar um conto e conta-lo, aliando recursos internos e externos.
Público-alvo: educadores; bibliotecários; estudantes de letras e artes  e outros interessados na arte de contar histórias
Metodologia:
Tendo como ponto de partida a pergunta “História o que eu tenho pra você e o que você tem pra mim?”, extraída do reconto O Segredo da Madeira, de Doo Ling, a oficina A Arte de Contar Histórias busca trabalhar o nível orgânico e o nível narrativo do contador de histórias, e incentivar, através de jogos e atividades lúdicas, a busca pelas “ferramentas necessárias” do narrador e suas escolhas. Nessa proposta, partimos, inicialmente, para a redescoberta do narrador, das suas ferramentas necessárias, as que chamamos elementos do contador de histórias, a busca pelo narrador que existe em cada um de nós, que se difere de pessoa para pessoa. O primeiro passo é construir uma nova identidade, um passaporte para a viagem, que passa a ser a chave de acesso para a oficina A Arte de Contar Histórias.  Após o jogo do passaporte são propostas outras atividades lúdicas buscando a valorização das histórias de vida, memória e imaginário; a escolha do conto; o exercício dos elementos do contador de histórias e a narração oral.  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA