MINISTÉRIO DA CULTURA e PETROBRÁS apresentam A CARROÇA É NOSSA




·         Goiânia (GO): Dia 04 de setembro, às 19h, na Praça Universitária
·         Anápolis (GO): Dia 05 de setembro, às 19h30, no Parque Ipiranga
·         Olinda (PE): Dia 13 de setembro, às 16h00, na Praça do Carmo
·     Pilar (AL): Dia 18 de setembro, às 17h, na Praça Coronel José Octávio Moreira (Santa Terezinha)

Produção Executiva: GRUPO XAMA TEATRO
Produtores Locais: Fernanda Fernandes (GO), Tadeu Gondim (PE), Carlos Alberto (AL)
Patrocínio: Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura
Realização: Lei Federal de Incentivo, Ministério da Cultura, Governo Federal
RESUMO DO PROJETO A CARROÇA É NOSSA (CIRCULAÇÃO)

Projeto de itinerância de artes cênicas, com a oferta de atividades artísticas e de formação contemplando três estados brasileiros, Goiás, Alagoas e Pernambuco e quatro cidades, Goiânia, Anápolis, Olinda e Pilar. Entre as ações destacam-se a apresentação do espetáculo de teatro de rua A Carroça é Nossa (MA), obra teatral que surge como jogo de oralidades, em 2005, e narra a história de quatro personagens que partem em uma jornada em busca dos seus sonhos; o intercâmbio “Encontro de práticas e saberes”, um debate reflexivo sobre a temática dramaturgia e atuação com a participação de estudantes e profissionais do teatro e da educação; a oficina “Contar Histórias: a arte da Memória”, com foco no trabalho de difusão da tradição oral como alimento para o ator/atriz contador/contadora brincante.

O Grupo Xama Teatro
Em seus dez anos de existência, o Grupo Xama Teatro se dedica a contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no Estado do Maranhão; promover e incentivar o desenvolvimento da pesquisa e criação artística e produzir espetáculos teatrais e eventos de caráter cultural.
OXama existe desde 2008, mas seus integrantes já trabalhavam juntos desde 2001 desenvolvendo ações artístico-culturais: montagem e circulação de espetáculos, oferta de cursos de formação, apresentação de contadores de histórias, produção de encontros e festivais de teatro, produção e veiculação de programa radiofônico e realização de pesquisa com foco no ator-contador.

Sinopse do Espetáculo:
Tudo começa com um sonho de Pedoca (Lauande Aires), em que vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro, cantando, tocando sanfona e sendo feliz. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, Encenação e Música:LauandeAires
Elenco: Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires e Cris Campos
Figurino: Cacau de Aquino
Maquiagem: Cris Campos
Adereços: Urias de Oliveira, Emanuel Balata
Técnica: Cid Campelo
Concepção Original: Claudio Vasconcelos
Fotos: Daniel Torres
Criação Gráfica: JonilsonBruzaca e Iramir Araújo
Imagens do Vídeo: Beto Pio e Luciano Linhares
Produção Executiva: Grupo Xama Teatro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A LENDA DO BOI DE SÃO JOÃO

Uma estrela que não cabe em uma mala: espetáculo A Vagabunda, a revista de uma mulher só, dia 27, no teatro Arthur Azevedo

XAMANISMO: UMA TRADIÇÃO VIVA